RSS

Preparando nossos sentidos

Vou ser tua anfitriona e companheira para desfrutar do mundo do vinho, baseada no podcast “Vino para principiantes” do mexicano Juan Sotres, vamos fazer mais fácil e divertido desfrutar e entender um pouco mais desta bebida que há tantos nos fascina! Entederemos porque muda de caracteristica e “personalidade” segundo a terra, clima, e colheita. Como acompanhar cada vinho, a que temperatura servir, a diferença e o nivel de cada uva, assim como infinitos temas que nos ajudarao a apreciar ainda mais este ouro líquido. Vamos nos concentrar primeiro nos conhecimentos básicos deste fantástico mundo, e pouco a pouco entraremos mais em “matéria” arriscando inclusive a fazer degustações em casa, então vamos lá, se você assim como eu, lê cada detalhe do rotulo de uma garrafa de vinho, desfruta vendo a cor e diferença dos aromas que descobrimos quando abrimos uma garrafa, e nos saliva a boca antes mesmo de servir a bebida, aqui é um bom lugar para aprender um pouco mais e provar denominações de origem diferentes, será um curso completo sobre tudo que é relacionado ao vinho e o fascinante mundo desta maravilhosa bebida. Uma variedade e região de uva em cada post. Vinhos do mundo, e maneiras de desfrutar deles.  
Vamos dedicar alguns episódios para falar das que os espertos se referem como as seis grandes variedades de uvas, divididas entre tintas e brancas.
Brancas:
• Riesling 
• Sauvignon Blanc 
• Chardonnay 
Tintas :
• Pinot noir 
• Merlot 
• Cabernet Sauvignon 
Por que em uma taça e nao no copo? Faz diferença realmente? Depois veremos as diferentes regiões do mundo onde se produzem os melhores vinhos. Sobre o velho mundo e o novo mundo, regiões e formas de produzir os vinhos hoje em dia. Te aconselho a anotar com o passar dos articulo que você for lendo aqui, provando diferentes vinhos e tuas próprias descrições e caracteristicas que tenha encontrado, isso te ajudará muito a diferencia e conhecer mais a medida que nos aprofundemos neste mundo do vinho, você é quem deve decidir o que ao teu paladar é realmente bom!  
Antes de começar lembre-se sempre do mais importante, beba o que você gosta, mas prove novos vinhos, o melhor vinho nem sempre é o mais caro, se não aquele que para teu paladar é o melhor….!  

Semana que vem, vamos começar falando do importância de beber em uma taça, Te espero, desfrutando por aqui da bodega espanhola Torres ( Gran Coronas - Tempranillo e Cabernet Sauvignon ) uma boa dica para quem gosta de um criança…aqui na terra no vinho, é o paraíso para quem gosta deste mundo!
Beijo, Dany Gabardo

0 comentarios:

Postar um comentário