RSS

Arrumando a mesa


Sexta aqui em casa, é dia de jantinha especial e de mesa bonita!(Já sei que hoje nao é sexta rsrs mas como na sexta nao deu tempo de subir este posto, coloco hoje já válido para a próxima sexta :)  Eu gosto de começar a comer com a vista, entao pra mim, uma mesa bem posta é uma entrada boa para que a janta siga bem! Claro que nos dias entre semana, as vezes pela correria fica dificil arrumar como nos finais de semana. Mas sou das que gostam sim de uma mesa bonita. E pensando nisso, outro dia vi esta ilustraçao fofa de como organizar a mesa de uma maneira mais formal, para quando recebemos visitas. Se é que você gosta de arrumar assim, nao é regra isso, é gosto e cultura de cada um. O que tem que importar realmente é comer com as pessoas que amamos,  mas se você quizer dar uma caprixada, fica aí a dica!





E na hora de começar, qual talher usar primeiro? Já foi a algum evento e ficou sem saber o porque de tantos talheres e a ordem por onde começar a comer? 

Dica fácil: Sempre de fora pra dentro! Se é um evento que tem protocolo, e como é comum aqui na Europa ordem de pratos e bebidas segundo os pratos servidos, pense sempre que cada talher e copo estao para acompanhar os pratos servidos. Entao da direita para a esquerda e de fora para dentro ou seja: 
Entrante ( pequenos aperitivos)
1ª prato - vinho branco (no caso de peixes, saladas e algumas aves etc)
2ª prato - vinho tinto ( carnes, massas e comidas de digestao mais pesada)
Sobremesa - (cava e bebidas espumantes)
Logo cafés, chás e licores sao servidos se os convidados quizerem, muitos nao tem costume de tomar café após as refeiçoes, mas em alguns lugares como aqui, uma refeiçao por mais simples que seja nao estará completa se ao final nao for servido o café.
O copo de água, permanece na mesa durante toda a janta, os outros copos sao retirados segundo troca de pratos. Guardanapos, sempre repousados sobre as pernas.
Assim que houver terminado de comer, cruze as talheres no prato, em sentido horário, juntas do lado direto. Em algumas culturas, como na China por exemplo, cruzar as talheres significa que ainda nao esta satisfeito, aqui na europa e na america, significa que nao queremos repetir e estamos gratos pelo servido.

Sao dicas simples mas que podem te livrar de algum apuro quando for a algum evento que tenha mais protocolo e exija etiqueta na hora da mesa.

Boa semana a tod@s e obrigada pelas visitas diárias de vocês!!
Um beijo
Dany Gabardo

0 comentarios:

Postar um comentário