RSS

Copo ou taça?

Vinho nao é refrigerante, cada coisa no seu lugar…..!

Se vamos degustar um pouco de vinho, é um momento de prazer e disfrute, melhor fazer da maneira correta.
Talves você nao acredite…mas as taças que existem ( e por isso existem) diferentes para tomas cada vinho podem variar o sabor e a forma de tomar um vinho.




Vamos começar fazendo uma prova, pegue um copo normal que você usa a cada dia para tomar água, sirva-se um pouco de vinho e “cheire”, verá que o aroma do vinho é quase nulo. Agora faça o mesmo com uma taça vinho de preferencia como esta da foto com as formas parecidas, sirva-se  o vinho, agite-o um poquinho e “cheire” novamente. Notou a grandeeeee diferença??

E por que esta diferença é tao importante?
   Básicamente porque quando bebemos ou degustamos um vinho, usamos nossos quatro sentidos para apreciar de verdade esta bebida, educar e estimular eles  vai fazer valer mais a pena provar e disfrutar desde momento que  muitos, assim como eu, consideramos um momento especial. Vai fazer que tua sexta-feira de Fondue fique ainda mais interessante. Quer ver só?

Servir o vinho em uma taça assim: ajuda a conservar os aromas, e você deve estar pensando e adianta sentir bem o cheiro do vinho se eu vou tomar ele ??
Lembra quando você estava com gripe, que a comida que tua mamae, ou mulher faziam ainda que fosse teu prato preferido parecia que nao tinha o mesmo cheiro, e de gosto idem, porque parecia que faltava sal…sempre dizemos isso que quando estamos com gripe, parece que as coisas nao tem sabor..isso acontece porque quando comemos, ainda que nao nos demos conta, o processo inicial é pelo nariz, é por ele que percebemos os distintos aromas, e descobrimos antes mesmo de provar na boca oque vamos comer….de modo simples, o Vinho cheira bem, e antes de provar o vinho, tentar decifrar os aromas, que dependendo da uva, da regiao e da terra em que foi cultivada vai variar muito. Claro  que você pode tomar vinho sem “cheirar” eles antes, mas pode ter certeza que estara perdendo uma das etapas que te levará a sentir tudo que ele pode te oferecer, dependendo da idade do vinho mais ou menos.
Por outa lado sabemos que a lingua tem quatro areas para detectar sabores:

·               Doce
·               Salgado
·               Azedo
·               Amargo


Tudo que percebemos alem disso como a baunilha, pimenta, chocolate, sao aromas que percebemos atraves do olfato, e por isso quando estamos com gripe nao sentimos o gosto de muitas coisas.

Resumindo, aparte disso que comentei dos sabores distinguidos com o olfato, percebemos as “lágrimas do vinho” que sao aquelas que escorrem pelas paredes do copo, (que se vc ampliar a imagem vai perceber elas na taça do vinho) que definem segundo alguns expertos como  a quantidade de glicerina, açucar e a  quantidade de alcool  presentes no  vinho. Tudo isso só podemos apreciar se bebemos em taça e nao em um copo :/ !

No próximo post vamos ver quais e como usamos nossos sentidos para apreciar ainda mais o vinho!

** Um nota importante: Todo mundo sabe que o Omega-3 é muito importante para nossa saúde, e que encontramos em maior quantidade em algumas especies de peixe, porém algo que poucas pessoas sabem é que um estudo realizado pela Universidade de Campobasso na Italia e dirigido pela doutora Romina di Giuseppe, descobriu que os homens que participaram deste pequiza e consumiam com moderaçao diaria vinho, (quantidade ideal nao deve passar de duas taças ao dia) tinham altas concetraçoes de Omega-3 no sangue!
Se você gosta de comer bebendo alguma coisa que nao seja água, outro hábito muito comum nas mesas daqui da Europa, beba vinho! Com certeza os niveis de Omega 3 aumentaram, e alem disso, beber vinho ameniza o risco de doenças cardiacas, aumenta o colesterol “bom” no sangue e HDL os anti-oxidantes que retrasam o envelhecimento.

Disfruta com moderaçao, cuida da saúde e ainda aprecia algo que na nossa cultura latina ainda tem um bom caminho por percorrer!

Minha dica do dia é um  Yellow Tail Merlot, este vinho tem corpo e muita aroma!
Pertence e é dirigida pela familia Casella,  em Yenda, Australia.
Boa pedida para a massa que vamos aprender a preparar daqui uns dias por aqui!




Beijo,
Dany Gabardo


0 comentarios:

Postar um comentário