RSS

Vamos aprender a comer bem??

A Dieta mediterránea por que?  

Porque consiste em um estilo de vida baseado em uma alimentação equilibrada e variada, onde consumimos de maneira mais abundante os alimentos que são produzidos por cultivos naturais, na região geograficamente chamada “Mediterráneo”contando com três alimentos principais: Trigo, oliva, vinho. Entendemos como alimentos provenientes destes:  
• O pao e a pasta como principal fonte de carbohidrato. 
• O azeite de oliva como a principal fonte de gordura saudável. 
• O vinho, sempre e quando for consumido em quantidades moderadas durante as refeições. 
• Hortaliças, frutas e verduras assim como os frutos secos e legumes que aportam uma boa quantidade de fibras e anti-oxidantes necessarios para nosso organismo. 
• Os peixes, aves, produtos lácteos, ovos como principal fonte de proteínas. 


A preparação adequada destes alimentos e o consumo deles abre espaço nas nossas vidas a um estilo saudável que esta cada vez menos em uso hoje em dia,mas…. Por que esta dieta é tão saudável? Foram feitos estudos nutricionais na Grécia, onde descobriram que as pessoas que vivem aí têm uma menos incidência de doenças do coração, doenças de generativas e arteriosclerosis. Com maior esperança de vida…ou seja que viviam mais anos que a média de pessoas em outros países. Então entre 1958 e 1964 se realizou uma pesquisa dirigida por Ancel Keys chamado o “ O Estudo dos sete países” que investigou hábitos de alimentação do Japão, Estados Unidos, Finlândia e Holanda, entre três países mediterráneos: Yugoslavia, Itália e Grécia. Os resultados foram claros, referentes a qualidade de vida e longevidade das pessoas que seguiam a dieta nos países mediterráneos. Estas pessoas consumiam muito peixe, verduras, frutos secos, carnes brancas, (todo mundo sabe que a carne vermelha não é boa para nosso organismo né gente..) . Bebiam vinho tinto, e o gordura, azeite, usada para cozinhar era proveniente do azeite de oliva. Tudo isso junto estimulava a alimentação saudável. A pesquisa conclui que era o tipo de gordura consumida na alimentação, mais que a quantidade o que aumentava o risco de doenças do coração. Além de produzir em grande quantidade anti-oxidantes que previnem o envelhecimento e que aparecem as células canceriginas em nosso corpo.

Um estilo de vida mais saudável

Este desenho que você viu no inicio da matéria, é a pirâmide alimentaria, nela estão baseadas as proporções de nutrientes que formam a dieta mediterránea e a classificação e ordem de importância na hora do consumo. Como comentei no post anterior, aqui na Espanha, as pessoas se guiam fielmente por esta pirâmide, assim como em outros países do Mediterráneo. Nas nossas receitinhas, vou tentar passar para vocês tudo isso que envolve comer de maneira saudável, e claro, gostosa, porque uma coisa não tem que diminuir a oura. Assim que antes de começar, preferi redatar esta matéria para vocês, porque a maioria das nossas receitas estará relacionada com tudo que vemos nesta pirâmide, e assim, ajudaremos nosso organismo a trabalhar de maneira mais saudável, além de tudo o que vimos, para que nosso corpo funcione realmente bem, devemos tomar muita agua e fazer exercício diariamente. Isso você já sabe né? Então vamos por em prática, se você é como eu, que não gosta de tomar agua, melhor fazer que isso se torne um hábito no teu dia-dia. Minha mãe, sempre deixava copos com agua em cada parte da casa, assim me lembrava que eu precisava beber, então cada vez que entrava em algum comodo, tomava um poquinho…acabei pegando o costume e hoje faço o mesmo na minha casa. Bom, semana que vem, vamos começar com um dos pratos espanhóis mais característicos: TORTILLA DE PATATAS!
Espero vocês por aquí! 
Um beijo,  
Dany Gabardo

0 comentarios:

Postar um comentário