RSS

Egito

Recebi esta semana um e-mail de uma amiga minha que gosta muito de viajar, era um texto sobre um destino que na minha opiniao nao é nada usual... e  fiquei muito feliz que ela tenha compartido umas das tantas experiencias dela de viagem comigo para poder postar aqui no Blog!!!
Entao nosso vôo de hoje, ta indo para o Egito!!!  
Espero que gostem da matéria e do relato de uma viajante real!
Dou passo a nossa guia neste pequeno passeio por este lugar desconhecido para muitos e encantado para vários!
Obrigada Carol pela tua coloboraçao aqui no Blog!








Egito, mais do que pirâmides


O que te vem à mente quando pensa no Egito? Aposto que você pensou em pirâmides. Acertei? Pois fique sabendo que nem só de pirâmides vive o Egito.

No sul da península do Sinai fica um dos lugares mais incríveis do mundo. Dentro do patrimônio da UNESCO, parque de Santa Catarina, fica o monte Sinai. Muito conhecido por ter sido onde Moisés recebeu sua comissão de ir para o Egito e depois os 10 Mandamentos.
O monte Sinai é uma montanha de granito de 2.288m de altitude. Muitos (inclusive eu) sobem a montanha para ver o nascer ou o por do sol desde seu cume. Alguns chegam a passar a noite lá para ver ambos. Mas esse não foi o meu caso.

Minha aventura e de mais 5 pessoas que estavam comigo começou as 2:30 da manhã quando nosso guia (um beduíno egípcio) chegou ao hotel para nos buscar com uma van. Depois de alguns minutos de viagem pelo completo breu da estrada chegamos ao monastério de Santa Catarina. Lá, segundo a lenda, fica o arbusto que queimava e não se consumia que Jeová usou para falar com Moisés. À nossa espera estavam mais alguns beduínos acompanhados de 6 camelos. Eles nos acompanhariam até o final da nossa subida. 

A galera 

 Cada um subiu no seu camelo, ajudado por algum beduíno e lá fomos nós pela estradinha de terra em fila indiana. O medo inicial se transformou em absoluta emoção. A noite estava clara, mas não eram postes de luz que nos mostravam o caminho. No céu milhares de estrelas salpicavam o manto negro. Parecia que estávamos diante de uma pintura. A cena era tão emocionante que nem parecia real. Comecei a imaginar o povo israelita milhares de anos antes acampados naquela mesma terra, sob a mesma cortina de estrelas e não consegui conter as lágrimas. Foi emocionante!
E no balancinho do camelo seguimos por quase uma hora. Esse bichos são super confortáveis para viagens. Pude entender porque eles foram e continuam sendo tão usados como meio de transporte. Os nossos amigos no acompanharam até metade do percurso.
Vocês não têm idéia do frio que faz a noite no deserto, fora o vento que faz por estar já a certa altitude. Então aproveitamos a parada para tomar um chá e esquentar o esqueleto. O bar, se é que se pode chamar assim, era uma casinha de madeira no meio do nada, a água do chá eu não tenho idéia de onde veio, mas com o frio que fazia foi a ultima coisa que eu pensei.
Bom, deixamos nossos amigos camelos e seguimos a pé por uma “escada” feita nas pedras. Os beduínos seguiram com a gente para nos ajudar. Imagina a cena: você de braço dado com um beduíno que você não sabe nem como é cara, no escuro, subindo um morro enquanto ele pergunta seu nome e logo depois se você é casada ou tem namorado. É isso aí, xaveco em pleno Monte Sinai.

Olha só que menino simpático!!!
A subida é um pouco difícil para os que, como eu, não tem aquele preparo físico. Mas com a ajuda dos beduínos xavequeiros as coisas ficaram um pouco mais fáceis e divertidas.
Chegamos ao cume mais ou menos umas 5:30 da manhã, ainda estava escuro e fazia frio, então tivemos que sentar no chão e esperar enrolados em cobertores alugados (também não sei qual era o estado de limpeza dele, mas com frio que fazia foi a melhor coisa que podia ter). Mas logo depois o sol começou a mostrar seus primeiros raios.
Estar ali, vendo o sol nascer foi uma experiência “mágica”. A beleza bruta do lugar começou a se revelar lentamente em tons laranja e mais uma vez a emoção veio à tona. Ficamos ali, parados boquiabertos vendo o espetáculo que Jeová criou.
Depois que o sol estava já alto no céu começamos a viagem de volta. Agora sem ajuda dos beduínos (só nosso guia estava para nos mostrar o caminho). Descemos por algumas horas pelo meio das montanhas laranja. No meio de caminho encontrávamos algumas flores do deserto e até vestígio de pessoas que moravam por ali.
Chegamos ao pé na montanha quase na hora do almoço, exaustos, porém felizes e emocionados por haver tido o privilégio de conhecer um local tão importante para todos.
Se você pretende fazer uma visita ao Egito, não deixe de reservar 2 dias para fazer esse incrível passeio. Aposto que, assim como eu, depois de visitar esse lugar extraordinário, você também terá um entendimento completamente diferente do relato bíblico dos israelitas no ermo.
Algumas curiosidades sobre a história do Egito:
Você sabia que a primeira maquina de raio X foi usada pelo povo egípcio? Funcionava de maneira muito simples. A parte ser examinada ficava entre duas pedras de alabastro. De um lado um assistente colocava uma fonte de luz e do outro lado era possível ver o osso quebrado ou o bebê no útero de sua mãe. Para fazer a “chapa” o medico fazia um desenho do que tinha visto.
E os preservativos, acha que é muito moderno? Não é não. Os egípcios já tinham seus métodos de controle contraceptivo. Uma tripa de bode ou carneiro era costurada e com uma fita era amarrada ao quadril do homem.
As mulheres egípcias tinham uma liberdade jamais imaginada por mulheres de outros países da sua época. Podiam participar das festas, se divorciar, fazer negócios. Houve até uma mulher que se tornou faraona . Seu nome era Hatshepsut. Tudo muito diferente do que hoje vemos acontecendo infelizmente por lá.

A Carol


A Carol é uma das minhas amigas que curte muito tudo que a cultura deles, música, gastronomia, língua e outras coisas mais representam! Gostei muito do teu relato! E com certeza foi uma viagem inesquecível....

Pra onde será que irá nosso próximo vôo??
Espero você, para fazer o chek in!!

Beijo
Dany Gabardo







0 comentarios:

Postar um comentário