RSS

Reflexoes de uma enófila amadora!

Talvez, já tenha acontecido com você:


Pânico, lá vem o garçom com aquela carta de vinho e você, claro , quer imprecionar sua namorada/namorado ou amigos, e quer elegir um bom vinho; e quando abre a carta percebe que sao mais de 100 itens e a maioria com nomes que você nunca ouvir falar, e de todas as partes do planeta, até da África que você nem sabia que lá o solo era bom para cultivar  vinhos ( pois sim meu amigo é bom e os vinhos sao ótimos!) Vem uma avalanche de dúvidas:

Branco? Tinto? chileno? italiano? argentino? merlot?(e você pensa, que será merlot, uma regiao, uma uva, a bodega do vinho ufff muita informaçao para processar de estomago vazio!)

Algo que sempre penso, é que no Brasil ainda precisamos aprender a consumir esta bebida, e que para que isso aconteça, o governo precisa baixar já o custo da importaçao. Eu li uma matéria sobre o maior importador de vinhos de SP, que nao vem ao caso o nome porque nao faço propagando pra ninguém, onde o diretor da empresa comentava que ao redor de um 80% sao impostos sobre cada garrafa, daí quando visitamos algum país da America Latina e vemos o preço do vinho por lá e comparamos o preço no Brasil ficamos no mínimo indiganados. O preço dos impostos do vinho é semelhante ao de armas e cigarro, sim senhores, isso mesmo, algo que deveria estar como esta aqui na europa incluído em produto de primeira necessidade, no Brasil esta longe de que isso aconteça e de que os preços sejam minimante competitivos e acessiveis.


Mas a realidade nos permite provar! Há vinhos bons e baratos, assim como é possível apreciar um bom vinho mesmo que não se tenha uma longa experiência na área. Além do mais, quem disse que fazer uma escolha é algo tão aterrador? Será que não existem atalhos para que possamos escolher o que beber, sem que seja preciso carregar um gigantesco cabedal de conhecimento?
A resposta pode ser buscada no nosso dia-a-dia.

No seu caso: você gosta de cerveja? Fica constrangido quando tem que pedir uma cerveja num bar? Provavelmente não, porque sabe bem a marca e o tipo que quer beber. E como chegou a essa decisão? Fazendo cursos? Lendo uma extensa literatura?
Provavelmente não: você deve ter bebido mais de uma marca e, por sua experiência pessoal, determinou aquela de sua preferência.
O mesmo pode ser feito com relação ao vinho. Da mesma forma como faz o cervejeiro,(eu nao me incluo neste grupo), aquele que quer beber vinhos com freqüência não precisa começar pelos livros ou pelos cursos, mas pelo seu próprio prazer.É seu paladar, seu gosto, que dirá aquilo que o agrada, o tipo de vinho que prefere.
Isso não quer dizer que, uma vez experimentado um vinho que agrada, o aperciador vá ficar a vida inteira amarrado nele. Até  mesmo porque minha teoria e experiencia ainda que pequena me provou que cada vinho tem sua identidade como cada pessoa, por isso temos que provar e conhecer o maior numero possivel e de diferentes partes do mundo, porque assim como as pessoas tem sua cultura, o vinho também aporta seu grau descobrimentos a cada taça.
Sabia que  o gosto,bem como o vinho, evolui ? os habitantes da Grécia antiga bebiam vinho misturado com especiarias e água, o que não mudou muito durante a Idade Média, mas já não acontece hoje (a não ser em coquetéis e ponches aqui na Espanha, bebemos Sangria, a base de vinho, frutas  e refrigerante.  a mistura parece nojenta mas é bem interessante). Depois, a oferta agora é tão variada que dificilmente alguém gosta somente de um tipo de vinho, por isso  a tendência é termos várias preferências.
Mas, para começar,  é uma boa ideia identificar os vinhos que agradaram o teu  paladar! Pode até tomar notas, quando eu começei neste mudinho que eu tanto gosto, tinha no meu celular, um "bloco de notas" das minhas descobertas, onde puntuava o vinho, e dava uma breve descriçao dos que eu havia provado e achado realmetne interessante. Coisa que me ajudou bastante a aprender a ir definindo os vinhos que eu provava e direcionando oque eu hoje realmente aprecio.  O apreciador curioso terá cada vez mais prazer, cada vez que vai ao supermercado ou à importadora, ao comprar uma garrafa daquele vinho que já sabe que aprecia, e ao mesmo tempo comprar uma outra que não conhece (seja pega ao acaso, seja por indicação de amigos ou de algum artigo na imprensa especializada). É muito gostoso experimentar um vinho novo, cotejá-lo com suas preferências. Se gostar, vai para a lista dos que você poderá pedir numa próxima compra ou no restaurante. Senão, vai para a lista negra.

O tipo de vinho importa
Com o tempo, você vai notar que muitos dos seus vinhos do coração têm coisas em comum. Por exemplo: serao da mesma regiao, ou da mesma uva, ou terao a mesma idade....etc. Como cada país tem determinadas características climáticas, de terreno, de tradições de cultivo e de produção da bebida, ocorre que seus vinhos tenham algumas características comuns.Talvez você prefira a fineza dos vinhos franceses (mais sutis e delicados na boca) à potência dos californianos (de sabores marcantes), ou vice-versa.
 Sendo assim, quando for ao restaurante, já sabe que pedirá um vinho daquela região ou daquela uva preferida, o que reduz em algumas centenas o leque de opções disponíveis. É normal que pessoas se afeiçoem a determinadas uvas, pois cada uma delas tem características aromáticas e de sabor bem típicas. Acho que pra nao errar, defina primeiro oque gosta, amaderados, frutados, citricos, e assim, vai marcando na sua lista tudo que te chama atençao em um vinho.
Já falei sobre isso por aqui, mas repito: Olhe, cheire, repouse o vinho na boca , aprecie o gosto "final" dele. Todo o ritual faz parte sim, e muda muito o sabor do vinho.

Quanto a que vinho acompanha cada prato, por norma geral, os vinhos brancos sao servidos em primeiros pratos ou entradas, servem para saladas e peixes que nao sejam ensopados. Vinhos negros de segundo prato, para carnes, massas e algumas aves.
Na maioria das etiquetas vem a indicaçao de temperatua e a que pratos sao recomendados, mas fica como dica que o vinho branco deve ser sempre servido frio e o tinto dois graus abaixo da temperatura ambiente.

E para completar, um video para você encher sua taça e relaxar!
Um beijo
Dany Gabardo 

0 comentarios:

Postar um comentário