RSS

Cinco passos para educar sendo positivos e com resultados!

Faz uns dias eu  li uma matéria em um site para mamaes, uns dos tantos que visito sempre em busca de coisas interessantes, e resolvi compartir com vocês porque é a mesma filosofia com a qual eu educo a Júlia.



O  UNICEF, começou uma  campanha que esta  sendo realizada na Costa Rica, direcionada a pais, maes e educadores, chamada : EDUCAÇAO POSITIVA. Esta campanha esta baseada em cinco passos básicos a seguir para educar nossos filhos de maneira positiva:

  1) Traquilize-se,
  2) Escute, 
  3) Converse,
  4) Explique y
  5) Chegue a um acuerdo.

Estes cinco, porém eficientes passos me chamaram muito a atençao. A mais de uma mae, assim como a mim, tem aqueles momentos em que parece que nao vai dar conta de tudo, e que mais uma reclamaçao, choro ou manha pode nos levar a perder a paciência. A Júlia ainda é pequena para que chegarmos a estes extremos, mas quem tem filhos mais velhos, ou mais de um, sabe bem do que estou falando.

Outro dia uns amigos meus do Brasil me comentaram, que agora lá também esta proibido bater, repreender os filhos e que isso pode até virar caso de polícia. Aqui na Espanha, ha muito tempo esta lei existe, e sinceramente a olho nú, nao é beneficiosa para ninguém. Tampouco sou a favor de espancar sem razao aos pequenos,nada disso, conversar sempre mas as vezes penso que sim, é necessário e fundamental. Algumas maes se enganam pensando que nao podem bater nem corregir seus filhos, e oque fazem é criar filhos mau educados.

Mas, voltando a campanha da Unicef,partindo da base que corregindo os filhos com surras excessivas nao educamos, e sim criamos pessoas confilitivas e sem dignidade, temos que buscar alternativas a isso, as opinioes sao bem divididas, mas na prática acaba funcionando muito melhor (nao em todas as crianças claro) conversar. Resumi um pouco a informaçao que nao tem desperdicio segue...

A ordem dos cinco passos define os resultados:

1) Traqnuillize-se    
                           
Saber reconhecer a causa de que o vulcao dentro esteja a ponto de entrar em erupçao e tranquilizar-nos quando isso acontecer é a chave para nao darmos aos nossos pequenos a base para que sejam adultos agressivos. Que eles saibam que estamos brabos ou tristes com eles é uma coisa,violentos é uma história bem diferente. Os adultos somos nós , e somos quem deverá controlar a situaçao.

2) Escute                       
Saber escutar é básico, é o primeiro passo para a boa comunicaçao com nossos filhos, e isso começa desde muito cedo, nao esperemos que tenham 15 anos para sentar com eles e perguntar oque eles querem da vida. 
Muito mais fácil é levantar a mao , dar umas palmadas ou gritar com ele. Eficaz? NAO NAO E NAO. Escute a versao do seu filho, conheça os motivos dele, e entao se necessário aplique a correçao que achar melhor em virtude do erro. 

3)Converse     
É fundamental que nossos filhos aprendam dentro de casa, ainda que no mundo em que vivemos tudo indique o contrário, que os conflitos se solucionam conversando. Os filhos sao educados com nosso exemplo muito mais do que com nossas palavras. Se explodimos quando nao gostamos de algo, estamos passando uma mensagem negativa,projetando reaçoes que futuramente ele terá também. 
4) Explique
Um vez expostos os pontos de vista , explique a seu filho porque agiu mal, se oque fez machucaria alguém, se ele mesmo poderia haver se machucado, se desobedeceu uma ordem tua, etc. Se no momento da conversa, você ou seu filho estao nervosos, converse em outro momento, ele precisa entender o porquê das coisas. E assim a conversa nao seria eficiente.

5) Chegue a um acordo

O fato de sermos pais nos da o direito de educar, e assim  fazemos da melhor maneira possivel. Mas nao significa que tenhamos todas as verdades absolutas. As vezes  precisamos olhar com humildade a nossos pequenos porque eles nos dao verdadeiras liçoes. 
Tentar chegar a um acordo nem sempre, é algo razonavel, e menos com uma criança de dois anos, mas se é possível um dialogo aberto, poderíamos tentar?
Fazer um acordo, significa que ambas as partes sederao de alguma maneira,que ele se comprometerá em obedecer da próxima vez e que você nao aplicará castigos se isso for assim.
Seguir os cinco passos, requer dosis extras de paciência, sentido comém e carinho, pilares fundamentais para a educaçao.
De momento com os 18 meses que tem a minha princesa, estao sendo eficazes. Você educa e ensina que tudo tem como base conversar, entender e pensar nas atitudes que tomamos ou nas que deveremos tomar. Espero que siga funcionando, porque de mae para mae, a Educaçao dos nossos pequenos é um verdadeiro desafio!
Um beijo
Dany Gabardo

**Fonte= Unicef

0 comentarios:

Postar um comentário